As isoladas políticas industrial e de inovação deste país

08 16No início do mês de março deste ano foi noticiado na imprensa nacional que o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio – MDIC iria apresentar ao final de março a “nova política industrial” do país.  Em paralelo também foi noticiado na imprensa que o país iria conhecer uma “nova política de inovação” através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação- MCTI.

A “Nova Política Industrial” do Brasil foi finalmente divulgada no dia 06/04/2016.  Pela matéria que saiu no jornal Valor Econômico daquele mesmo dia, a nova política foi lançada sem a mesma pompa do Plano Brasil Maior, que foi lançado em 2011 numa cerimônia com dezenas de empresários no Palácio do Planalto. 

A nova política, intitulada “Brasil Mais Produtivo” (ainda sem site específico na página web do MDIC), foi apontada pelo jornal Valor Econômico como uma aposta em uma iniciativa horizontal, de baixo custo, resposta imediata, intervenções cirúrgicas no chão de fábrica e resultados facilmente mensuráveis, segundo definição do Ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto.

No mesmo dia 06/04/2016 o MCTI anunciou que o Ministro Celso Pansera acompanhou a apresentação do estudo intitulado "The Brazilian Innovation System: A Mission-Oriented Policy Proposal (O Sistema de Inovação Brasileiro: Uma Proposta de Políticas Orientadas por Missão), conduzido pela economista e PhD ítalo-americana Mariana Mazzucato, em co-autoria com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Caetano Pena.

Na mesma página do MCTI que anunciava o estudo, havia a indicação do link para que fosse feito o download do documento.  Até a tarde do dia 09/04/2016 o site indicado para acessar o documento não estava funcionando, e tivemos que recorrer à pagina da economista Mariana Mazzucato para obter o referido documento.  

Não tivemos a oportunidade de ler o documento na íntegra, mas pudemos rapidamente observar que este documento tem dois propósitos inter-relacionados: a) Oferecer uma visão geral (um mapa) do Sistema Brasileiro de Inovação, identificando seus pontos fortes e fracos; e, b) Desenvolver propostas para o estabelecimento de programas orientados à missões para o desenvolvimento e melhoria do sistema brasileiro de inovação.

Mas o que é que é surpreendente no relato destas duas iniciativas (a do MDIC e a do MCTI) aqui nesta newsletter?  Independente do mérito das iniciativas per si (que não fizemos qualquer juízo), ambas foram anunciadas no mesmo dia, pelo mesmo Governo Federal, são iniciativas que dizem total respeito uma com a outra, no entanto, parecem ter sido pensadas e desenvolvidas completamente isoladas uma da outra. Afinal, como é que se pode pensar “Política Industrial” nos dias de hoje sem “Políticas de Inovação”? E, como é que se pode pensar “Políticas de Inovação” sem contemplar as ações da “Política Industrial” do país?

Eis o mistério que deixamos à reflexão dos nossos leitores!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre Política Industrial convergente com Política de Inovação, fique a vontade para nos contatar!

 

banner

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados