Quadrante Mágico (do Gartner) para Plataformas de Inteligência de Negócio e Analítica

04 13

Os Quadrantes Mágicos (Magic Quadrants) são uma metodologia do Gartner Group (empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento na indústria de TICs) já comentada aqui nesta newsletter em algumas oportunidades (inicialmente apresentada aqui em 2009, depois três vezes em 2010: uma, duas, três).

Neste mês de fevereiro (05/02/2013) o Gartner publicou o seu “Magic Quadrant for Business Intelligence and Analytics Platforms” (Quadrante Mágico para Plataformas de Inteligência de Negócio e Analítica). Neste relatório o Gartner mudou o nome do seu Magic Quadrant de “Business Intelligence Platforms” para o novo título para enfatizar a importância crescente das capacidades de análise para os sistemas de informação que as organizações estão construindo (esta crescente importância da analítica também foi antecipada e destacada nesta newsletter desde 2010: em 17/01; 01/02; 28/03; 03/04; 11/04; 17/04; 05/05).

A empresa define o mercado de plataforma de inteligência de negócio e analítica como uma plataforma de software que entrega quinze capacidades ao longo de três categorias: integração, distribuição de informação e análise. Na categoria integração estão as seguintes capacidades: Infraestrutura de BI; Gestão de Metadados; Ferramentas de Desenvolvimento, e Colaboração. Na categoria distribuição de informação se encontram: Reporting, Dashboards, Ad hoc query, Microsoft Office Integration, Search-based BI, e Mobile BI. Finalmente, na categoria analítica, tem-se: Online analytical processing (OLAP), Interactive visualization, Predictive modeling, Scoreboards, e Prescriptive modeling, simulation and optimization.

Segundo o Gartner, estas capacidades possibilitam as organizações construírem sistemas de classificação e mensuração precisos para dar suporte ao processo de tomada de decisão e à melhoria do desempenho. As plataformas de BI e analítica possibilitam que as empresas possam medir e melhorar as métricas que mais importam para os seus negócios, tais como vendas, lucros, custos, defeitos em qualidade, incidentes de segurança, classificação de consumidores, entrega em tempo, e por aí vai.

As plataformas de BI e analítica também capacitam as organizações a classificar as dimensões dos seus negócios - tais como seus clientes, produtos e empregados – com precisão granular. Com estas capacidades, marqueteiros podem entender melhor quais consumidores são mais prováveis de “fermentação/estímulo”. Gestores de recursos humanos podem entender melhor quais atributos perceber quando recrutando top performers. Gestores de cadeias de suprimentos podem entender melhor quais níveis de alocação de estoques irão manter baixos os custos sem aumentar os incidentes de ausência de estoques.

Para o Gartner o mercado de plataformas de BI e analítica é amplo, cobrindo muitos e diferentes casos de uso e níveis de maturidade que varrem quatro diferentes fases: descritiva, diagnóstico, e analíticas preditiva e prescritiva. A vasta maioria das aplicações construídas com plataformas de BI e analítica até o momento pode ser denominada de “descritivas” porque as capacidades críticas, tais como reports e dashboards, são usadas para descrever as dimensões e medidas de um aspecto particular do negócio. Logo, por exemplo, uma medida tal como on-time delivery poderia ser definida em um modelo de dados bem governado e capacitar os usuários a reportar a meta e valor real para aquela medida em várias dimensões, tais como segmentos de consumidores ou períodos de tempo.

De forma crescente, o Gartner vê mais organizações construindo analítica de diagnóstico que alavanque capacidades críticas, tais como visualização interativa, para possibilitar que os usuários possam “mineirar” mais facilmente os dados para descobrir novos insights. Por exemplo, padrões visuais descobertos nos dados podem expor um processo inconsistente de uma cadeia de suprimentos que seja determinante para a capacidade da organização alcançar sua meta para entrega em tempo.

Em resumo, além desta avaliação geral, o Gartner fornece neste Quadrante Mágico um perfil pormenorizado das principais características das empresas (ver figura à frente) que compõem os tais quadrantes, destacando aquilo que mais concorre para o posicionamento das empresas a partir dos parâmetros estabelecidos por sua metodologia.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre as plataformas de BI e analítica de negócios, fique a vontade para nos contatar!

04 fig1

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados