Analytics at Work (Analítica Funcionando)

img 10

Finalmente o livro chegou às nossas mãos!  O livro é o “Analytics at Work: Smart Decisions Better Results” (Analítica Funcionando: Decisões Inteligentes, Melhores Resultados), de 2010, publicado pela Harvard Business Press- HBP, cujos autores são: a) o Prof. Thomas Davenport, especialista em negócios de TICs, autor também de vários outros livros de impacto, como o famoso “Competing on Analytics: The New Science of Winning” (Competindo em Analítica: A Nova Ciência de Vencer), de 2007, também pela HBP, e em co-autoria com Jeanne G. Harris; b) Jeanne G. Harris, executiva sênior do Instituto para Alta Performance da Accenture, e c) Robert Morison, consultor de empresas.
 
Logo no início o livro vai esclarecendo: “Se nós desejamos tomar melhores decisões e ações corretas, nós temos que usar analítica. Colocar a analítica para funcionar é melhorar o desempenho em domínios chave de negócios usando dados e análise”.  Mas o que os autores entendem por ser analítico?

Ser analítico é fazer uso de análise, dados e raciocínio sistemático para a tomada de decisões.  Mas, perguntam os autores, que tipo de análise? Que tipo de dados? Que tipo de raciocínio?  O restante do livro é uma tentativa de responder a estas questões.  Mas uma pequena matriz (a seguir) demarca o território em que estes autores navegam, identificando seis questões chave que dados e analítica podem endereçar nas organizações.

matriz 10

Juntas, as questões acima envolvem muito do que uma organização necessita saber sobre si mesma. A matriz pode ser também usada para desafiar os usos existentes da informação.  Como apontam os autores, muitas das atividades de “business intelligence” (inteligência de negócios) da organização podem estar na primeira linha da matriz.  Mas ao se mover das questões puramente orientadas à informação para aquelas envolvendo insights (discernimento), tem-se um entendimento melhor da dinâmica das operações dos negócios.

Além disto, a essência do livro está dividida em suas duas partes constitutivas: a Parte I, The Analytical DELTA (O DELTA Analítico), e a Parte II, Staying Analitical (Permanecendo Analítico).  Na Parte I, em seus cinco capítulos, é tratado um método para colocar a analítica para funcionar nos nossos negócios, e para sabermos que capacidades e ativos são necessários de modo a termos sucesso com iniciativas de analítica.  E a isto (detalhado em cinco capítulos) os autores chamam de DELTA, que significam:

D- para “accessible, high-quality Data” (Dados acessíveis e de boa qualidade)

E- para uma “Enterprise orientation” (orientação Empresarial)

L- para uma “analytical Leadership” (Liderança analítica)

T- para “strategic Targets” (alvos estratégicos)

A- para “Analysts” (Analistas)

Na Parte II são apresentados os seguintes capítulos: 7- Analítica incorporada aos Processos de Negócios; 8- Construindo uma Cultura Analítica; 9- Revendo Seu Negócio Compreensivamente; 10- Encontrando Desafios ao Longo do Caminho; 11- Em Direção à Decisões Mais Analíticas e Melhores Resultados.

Em resumo, é um livro simples, mas com um grau de profundidade, competência (baseada na experiência profissional dos autores) e atualidade sobre a dinâmica atual dos negócios que não pode ser desconsiderado, e que mostra que, mesmo com as atuais ferramentas de sistemas de informação, do tipo ERP, SCM, CRM, BI, BPM, SOA, EA, etc., nós temos que ter uma capacidade analítica específica para enfrentar a avalanche de dados que as empresas, organizações e instituições estão gerando nos dias atuais, e para extrair mais-valor destes dados!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre Analítica, fique a vontade para nos contatar!

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados