Ao longo de três newsletters (a de 01/02/2010, Competindo em Analítica, a de 28/03/2010, Analytics at Work - Analítica Funcionando, e a de 05/04/2010, Estágios de Maturidade da Capacidade Analítica), destacamos aspectos gerais do livro Analytics at Work: Smart Decisions Better Results” (Analítica Funcionando: Decisões Inteligentes, Melhores Resultados), de 2010, publicado pela Harvard Business Press, cujos autores são o Prof. Thomas Davenport, Jeanne G. Harris e Robert Morison.
Citamos que estes autores desenvolveram um método para tratar o tema da Analítica a partir de um DELTA analítico, cujas letras representam:
D- para “accessible, high-quality Data” (Dados acessíveis e de boa qualidade);
E- para uma “Enterprise orientation” (orientação Empresarial)
L- para uma “analytical Leadership” (Liderança analítica)
T- para “strategic Targets” (alvos estratégicos)
A- para “Analysts” (Analistas)
Hoje destacaremos um pouco a letra D (de Dados) neste DELTA analítico. Dados são um pré-requisito para qualquer coisa analítica; não se pode ser analítico sem dados, e não se pode ser bom em analítica sem bons dados. Deste modo, os autores apresentam o que é necessário saber sobre dados, ou seja: estrutura (qual é a natureza dos dados que você tem?), unicidade (como você explora dados que ninguém mais tem?), integração (como você consolida os dados de várias fontes?), qualidade (como você se apóia nos dados?), acesso (como você obtém seus dados?), privacidade (como você guarda seus dados?) e governança (como você os organiza e mantém?).
Uma vez conhecendo em profundidade estas características principais de seus dados, a organização interessada em desenvolver sua analítica deve estar preparada para mover em seus Estágios de Maturidade Analítica, como mencionado na newsletter da semana passada. Desta forma, os passos necessários, de acordo com os autores do livro Analytics at Work para se mover nestes estágios são:
(1) Data marts são um subconjunto de um armazenamento de dados, usualmente orientado para um propósito específico ou um grande subconjunto de dados que devem ser distribuídos para dar suporte às necessidades do negócio.
(2) Data warehouse é um repositório dos dados eletronicamente armazenados de uma organização. São projetados para facilitar a geração de relatórios e análises.
(3) EDW- Enterprise Data Warehouse
(4) Stewardship se refere às responsabilidades de utilizar e desenvolver adequadamente os recursos de uma organização.
(5) BICC- Business Intelligence Competency Center- Centro de Competência em Inteligência de Negócios.
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre Analítica, fique a vontade para nos contatar!