Temos comentando recentemente nas nossas newsletters sobre a aplicação de Analítica, o uso de análise, dados e raciocínio sistemático para a tomada de decisões. Mas que mercado é este de Analítica?
De acordo com o artigo “The Case for Investing in Business Analytics Technology” (O Caso de Investir em Tecnologia de Analítica de Negócios), produzido por Dan Vesset, do International Data Corporation- IDC, em fevereiro de 2009, a tendência em direção à evidence–based desision making (tomada de decisão baseada em evidência) está se enraizando nas organizações comerciais, não-lucrativas e do setor público.
No curto prazo, levadas pela necessidade de reter clientes, descobrir oportunidades mais apropriadas de corte de custos, e o enfrentamento do cumprimento de requisitos, as organizações em todas as indústrias, e de todos os tamanhos, estão se voltando para as tecnologias e serviços de query and reporting (investigação e relatoria), técnicas de adavanced analytics (avançadas de analítica), e data warehousing (armazenamento de dados), coletivamente denominadas “business analytic solutions” (soluções de analítica de negócio) para automatizar ou dar suporte aos processos de tomadas de decisão.
Os últimos desenvolvimentos, que impulsionaram o mercado mundial de software de analítica de negócios para US$ 22 bilhões em 2007, são baseados nos alicerces edificados na indústria ao longo dos últimos 30 e poucos anos. Como mostrado na Figura 1 à frente, apesar das soluções de analítica de negócios não serem novas, somente agora é que elas estão entrando no mainstream (tendência principal).
O mercado, que parece se mover em ciclos de 15 anos, continua a evoluir incorporando novos componentes nas soluções de analítica de negócios. O que começou como lotes de ferramentas isoladas de relatórios e de estatísticas, amadureceu para amplas suítes de componentes que endereçam integração de dados, data warehousing, query and reporting, advanced analytics, e outros componentes relacionados ao suporte à tomada de decisão.
As tendências de longo prazo sugerem que o mercado de analítica de negócios está nos seus estágios iniciais de um novo ciclo de adoção de soluções (que começou em 2005), que se estenderá o alcance de várias soluções de suporte à decisão e de automação de decisões para um muito maior conjunto de novos usuários. Estes usuários, sejam eles executivos ou empregados que tenham contatos com clientes, gerentes de negócios ou supridores, irão varrer todos os níveis de uma organização e irão ser envolvidos em um amplo espectro de tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Algumas destas atividades de analítica de negócio serão baseadas em acesso direto à informações através de relatórios, dashboards (painéis de controle), ou alertas de vários artefatos, ou eles devem ser possibilitados através de funcionalidades de busca nas soluções de analítica de negócio. Outras atividades de analítica de negócio incluirão técnicas avançadas de análise de dados descritiva e preditiva. O que está claro é que sem aumentar o uso de tecnologia, tais como inteligência de negócio interna e analítica, os recursos de TICs provavelmente não serão capazes de manter o passo com as demandas incrementais de uma base crescente de usuários finais. Voltaremos a esta questão em breve!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre ferramentas de Analítica, fique a vontade para nos contatar!