[AVISO: Gostaríamos de pedir desculpas aos leitores pelos transtornos causados com a interrupção da leitura das duas últimas newsletters devido a problemas técnicos no software de envio das mesmas!]
Em recentes newsletters estivemos comentando sobre Business Analytics (Analítica de Negócios). Na newsletter de 08/06/2009 apresentamos a Metodologia dos Quadrantes Mágicos da empresa americana Gartner. Hoje vamos tratar de soluções de Business Analytics a partir de outra metodologia: a Forrester WaveTM , criada pela empresa de pesquisa americana Forrester, que foi fundada em 1983.
A Analítica Preditiva pode desempenhar um papel central no planejamento das operações cotidianas do seu negócio. Ela pode ajudá-lo a focar a estratégia e a refinar planos baseando-se em performance real e futuros cenários prováveis. Estas ferramentas podem estar situadas no centro de sua estratégia cuja lógica esteja baseada em data warehouses, plataformas de BPM (Business Process Management- Gestão de Processo de Negócio), fluxos de processamento de eventos complexos, e aplicações operacionais.
A Forrester recomenda as seguintes melhores práticas para selecionar uma plataforma e para empregar aplicações de analítica preditiva:
Para avaliar o estado do mercado de soluções PA/DM (preditive analytics and data warehouse), a Forrester analisou os pontos fortes e fracos dos top vendedores de soluções PA/DM. A análise envolveu 53 critérios, e foi apresentada na Figura abaixo, que é constituída de dois eixos: um de estratégia (de fraca à forte), e outro de oferta presente (fraca ou forte). As “ondas” caracterizam os vendedores em Contenders (Competidores), Strong Performers (Fortes Desempenhadores), e Leaders (Líderes). Nove vendedores foram incluídos nesta avaliação: Angoss Software (www.angoss.com), FICO (www.fico.com), IBM (www.ibm.com, antes da aquisição da SPSS), KXEN (www.kxen.com), Oracle (www.oracle.com), Portrait Software (http://www.portraitsoftware.com/), SAS Institute (www.sas.com), SPSS (um produto hoje IBM, mas que na avaliação foi estudada separadamente), e TIBCO (www.tibco.com).
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber sobre analítica preditiva e mineração de dados, fique a vontade para nos contatar!