Quadrante Mágico da Gartner para Ferramentas de Análise de Processos de Negócios

img 22

A empresa americana Gartner (www.gartner.com) publicou em fevereiro deste ano seu “Magic Quadrant for Business Process Analysis Tools” (Quadrante Mágico para Ferramentas de Análise de Processos de Negócios).  Ferramentas de Business Process Analysis- BPA continuam a crescer em importância à medida que os gestores, arquitetos e analistas de processos buscam entender, facilitar e automatizar melhor seus processos de negócios, e comunicar suas necessidades aos profissionais de tecnologias de informação- TI.

Segundo Gartner, ferramentas de BPA são intencionadas, primariamente, para o uso de:

? Arquitetos de Negócios, que requerem soluções robustas alinhadas com a arquitetura empresarial;

? Arquitetos de Business Process- BP (Processos de Negócios) que redesenhem BPs ao nível conceitual, independentemente de se haveria uma implementação de uma business process management suite – BPMS (suíte de gestão de processo de negócio);

? Analistas de BP que redesenhem processos a um nível mais detalhado, frequentemente usando BPMS.

Analistas de BP são também responsáveis pela coordenação da implementação de novos processos como parte de projetos BPM- Business Process Management, projetos de IT- Information Technology e aquisições de compras de pacotes.  Apesar destes papéis serem crescentemente desempenhados por um staff usuário nas unidades de negócio, muitas organizações ainda esperam que os arquitetos e os analistas de TI desempenhem estes papéis.  Como no Quadrante Mágico do ano passado (referente à 2008), em 2009 a Gartner continuou a focar em arquitetos de negócios e analistas como os compradores principais de ferramentas de BPA.

As ferramentas de BPA também podem ser usadas por outros papéis na organização (por exemplo, grupos de proprietários dos negócios, chefes de departamento e staff operacional).  De acordo com a Gartner, isto é parte do crescente uso de “BPA pelas massas”, incorporando BPA no cotidiano da organização.

As organizações estão também mostrando crescente interesse em ter melhor integração ao longo de papéis através do uso de suítes de ferramentas integradas ou “best-of-breed” que dêem suporte a modelagem para BP, para análise orientada-a—objeto e dados/banco de dados e projeto, bem como para requisitos gerenciais.

O mercado de ferramentas de BPA se situa entre o mercado de ferramentas de arquitetura empresarial e o mercado de ferramentas de BPMS; não sem surpresa, muitas ferramentas de BPA são vendidas nestes mercados para modeladores com estas áreas de foco.

Finalmente, o Quadrante Mágico da Gartner apontou para as seguintes empresas representadas na Figura 1 à frente.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber um pouco mais sobre o mercado de BPA, fique a vontade para nos contatar!
 
quadrante 22
Creativante 2017 - Todos os direitos reservados