A síntese da Internet e das TICs: por Mary Meeker

19 13

A indústria de tecnologias de informação e comunicação – TICs foi fortemente impactada pelo surgimento da Internet, e, por decorrência, a economia mundial como um todo. De lá para cá a constante e evolvente inovação tecnológica tem sido o paradigma dominante, o que faz com que entender esta indústria e os novos avanços proporcionados pela Internet sejam um desafio de grande complexidade.

Mas este desafio parece ser pequeno quando observamos os relatórios da especialista em capital de risco Mary Meeker. Esta norte-americana foi uma analista de ações de Wall Street, e seu principal trabalho no momento é o de colaborar em novos investimentos em tecnologia e fazer uma síntese do que está acontecendo na Internet e com as novas tecnologias que estão emergindo. Atualmente ela é sócia da Kleiner Perkins Caufield & Byers, uma empresa de capital de risco no Vale do Silício.

Em 1982 ela iniciou atividades no banco Merril Lynch, e após sua pós-graduação passou a cobrir o setor de tecnologia no Salomon Brothers em 1986. Nos anos 1990s começou a perceber como a conectividade online poderia transformar o modo como as pessoas se comunicariam (bem como a operação de todas as indústrias). Logo ela passou a ser conhecida em Wall Street como uma “campeã” da Internet.

Em 1995, agora como analista de pesquisa no Morgan Stanley, ela serviu como gestora líder no IPO (Initial Public Offering) da Netscape Communications, e um ano depois, passou a publicar (pelo Morgan Stanley) o “Relatório da Internet”, um marco na indústria, e que ficou conhecido como “a bíblia” para os investidores do boom das empresas “dot.com”.

Nos anos subsequentes, o Morgan Stanley continuou a publicar outros relatórios liderados por Mary Meeker, em áreas como propaganda on-line, e-commerce, evolução do setor de buscas, a Internet na China, e a Internet móvel. Em 2004 ela liderou o IPO do Google. Fruto destas experiências, ela divulga anualmente coberturas panorâmicas sobre a Internet e sobre o progresso das TICs no mundo. Em dezembro de 2010 ela deixou sua posição como Diretora do Morgan Stanley (e chefe do time de pesquisa de tecnologia global daquele banco) para ser sócia da Kleiner Perkins Caufield & Byers- KPCB, onde ela tem participado em vários investimentos de novas empresas na área de tecnologia.

Mas a melhor maneira de perceber a sua contribuição é ler os relatórios que ela autora de forma isolada ou em co-autoria. Nestes termos, esta newsletter aconselha a leitura de dois de seus recentes relatórios, divulgados internacionalmente no dia 29/05/2013. O primeiro, intitulado “2013 Internet Trends” (Tendências da Internet em 2013), e o segundo intitulado “Immigration in America & The Growing Shortage of High-Skilled Workers” (Imigração os EUA e A Crescente Falta de Trabalhadores Altamente-Qualificados).

O primeiro relatório trata das tendências chave da Internet, de tendências que o relatório denomina de “re-imaginação”, dispositivos móveis, computação, coisas a aprender com a China, o surgimento de jovens empreendedores, o desejo de abrir o capital das empresas, as razões pelas quais publicaram um relatório sobre a imigração de trabalhadores altamente qualificados, e um apêndice final. O segundo relatório, como antecipado no primeiro, faz uma detalhada exposição de dados em defesa da imigração de trabalhadores altamente qualificados, argumentando a importância destes trabalhadores para a retomada do crescimento da competitividade da economia americana.

Em resumo, para aqueles que desejam ter uma breve, mas sólida (baseada em dados) síntese do que está acontecendo com a Internet e com as TICs, bem como suas principais tendências, recomendamos observar os relatórios de autoria de Mary Meeker!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre tendências da Internet e das TICs, fique a vontade para nos contatar!

Creativante 2017 - Todos os direitos reservados